Governo privatiza 50 activos este ano

O Governo vai fechar o presente ano com 50 dos 97 activos, inicialmente, definidos para privatização concluídos, informou esta quarta-feira (1), em Luanda, o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.

Falando no final da reunião de balanço da Comissão Nacional Interministerial do Propriv, referiu que dos 97 activos definidos no programa de privatizações até ao fim deste mandato estão em curso 14 processos, que ficarão concluídos este ano para dar lugar à privatização, alienação ou concessão de 50 activos.

“Temos a destacar o processo do Banco de Comércio e Indústria (BCI) e também o processo de activos associados à Sonangol, no seu programa de regeneração, bem como outros activos que estão no programa de privatização”, referiu.

Ottoniel dos Santos frisou que todos os remanescentes do programa serão transferidos para 2022, situação que poderá ocorrer com o processo de privatização da ENSA, Empresa de Seguros.

“A ENSA está no conjunto de activos, cuja previsão de conclusão está para o final de 2021. Entretanto, está a decorrer o processo negocial junto dos concorrentes que foram aprovados para esta fase e estamos, neste momento, à espera de conclui-lo, de modo a que possamos garantir que este processo irá finalizar dentro do horizonte 2021”, explicou, citado pela Lusa.

O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro disse que o grau de interesse por parte de privados pelo conjunto de activos e empresas que estão a ser privatizados “é substancial” e dá alguma garantia de concluir os projectos e os processos de acordo com a expectativa criada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: