Ícone do site FOLHA9

Israel pede resistência à “chantagem” do Irão

O Primeiro-Ministro de Israel pediu, segunda-feira (29), às potências mundiais que “não cedam à chantagem nuclear do Irão”, no dia em que se retomam as negociações para salvar o acordo internacional sobre o Programa Nuclear Iraniano em Viena.

Num vídeo divulgado junto dos países envolvidos nas conversações na capital austríaca, Naftali Bennett avisou que Teerão pretende “cessar as sanções em troca de quase nada”, acusando o regime iraniano de manter o seu Programa Nuclear intacto, ao mesmo tempo que recebe milhares de milhões de dólares de compensação.

segunda-feira, arrancou em Viena uma nova ronda de negociações para tentar salvar o pacto internacional assinado em 2015, que foi posto em causa depois de os Estados Unidos (durante a administração do Presidente Donald Trump) terem decidido retirar-se dele unilateralmente, em Maio de 2018, e restabelecer sanções económicas ao Irão, que os restantes signatários não conseguiram contrariar.

Firmado em 2015 em Viena (Áustria) entre Teerão, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China) e a Alemanha, o acordo internacional visava limitar e ter uma maior vigilância do Programa Nuclear Iraniano , através de um controlo rigoroso por parte da ONU, em troca do levantamento das sanções internacionais.

   Polícia liberta filho
     de dirigente da CPLP


O filho do presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Jahyr Abdula encontrava-se “traumatizado e desnutrido” quando foi resgatado domingo, após 37 dias de cativeiro no Sudeste de Joanesburgo, revelou, ontem, a Polícia sul-africana citada pela Lusa. De acordo com um comunicado da Polícia , o cidadão moçambicano foi recuperado por uma equipa multidisciplinar  de elite, na cidade de Heidelberg, cerca de 60 quilómetros a Sudeste da capital económica sul-africana, na auto-estrada que liga Joanesburgo e a cidade de Durban.

A  Polícia na província de Gauteng  revelou ou que Jahyr Abdula e o seu amigo foram raptados no dia 15 de Outubro de 2021.

“A dupla tinha acabado de entrar em Joanesburgo vinda de Moçambique, numa coluna de três veículos, quando foram parados pelos seus sequestradores  que estava a bordo de carrinha BMW azul equipada com luzes azuis e sirenes. Os dois foram retirados da coluna e mantidos em cativeiro”,  diz a nota da Polícia.

Por: JA

Sair da versão mobile