ECONOMIA

Angolanos selam negócios de 4 mil milhões de dólares

O volume de intenções de negócios realizados pelos empresários angolanos, nos sete dias da Feira Comercial Intra-Africana, realizada em Durban, na África do Sul, ficou estimado em quatro mil milhões de dólares, informou o coordenador da delegação de Angola ao evento.

Agostinho Kapaia disse, no encerramento do evento, que o certame, realizado de 15 a 21, permitiu aos empresários efectuarem, no global, cerca de três mil contactos de interesses de investimentos em Angola, segundo a Angop.

“A Feira Comercial Intra-Africana foi muito proveitosa. A participação de Angola chegou ao fim, tal como a Feira em si, e temos um balanço positivo na medida em que tivemos um registo de intenção de investimento em vários sectores”, disse.

O também presidente da Comunidade das Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA) disse terem sido alcançados os objectivos da participação de Angola, tanto na atracção de investimentos quanto na promoção de exportações. Conforme fez questão de garantir, a presença angolana enquadra-se na estratégia do Governo angolano de apoiar o sector privado para a plena integração na Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

Agostinho Kapaia afirmou que da parte da organização há muita satisfação pelo envolvimento e participação de Angola, tendo em conta a dinâmica das empresas nacionais.

Por outro lado, realçou as visitas, ao pavilhão de Angola, do secretário-geral da ZCLCA, Wankene Mene, do presidente do Afreximbank, Benedict Oramah, e do ministro do Co-mércio da República Democrática do Congo, Jean-Lucien Bussa Tongba.

Quanto ao ministro da RDC, o coordenador da missão angolana referiu que Jean-Lucien manifestou interesse em desenvolver uma forte relação comercial com Angola, razão pela qual convidou representantes do sector empresarial privado a visitarem aquele país.

No acto de encerramento, Agostinho Kapaia destacou ainda a presença do secretário de Estado do Comércio de Angola, Amadeu Leitão Nunes, assim como do secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, que representaram os ministros das respectivas áreas.

Reconheceu, por outro lado, os apoios prestados pelos ministros da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, e das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, para que Angola concretizasse toda a estratégia empresarial levada à Feira de Durban.

A ocasião serviu para destacar, de igual modo, os apoios prestados pela Embaixada de Angola na República da África do Sul à delegação, bem como o patrocínio da Sonangol para a participação das empresas na feira. Agostinho Kapaia manifestou já a prontidão do país para o próximo evento, garantindo trabalho árduo para a melhoria da participação angolana, devendo atrair, para tal, mais investidores e o consequente aumento do número de empresas participantes.

A próxima Feira Comercial Intra-Africana, na sua III Edição, está prevista para a Cote d´Ivoire. Esta II edição esteve agendada para o Uganda, mas acabou transferida para a África do Sul por constrangimentos relacionados com a Covid-19. A primeira foi no Egipto, em 2018.

Contaram-se um total de 30 empresas angolanas participantes nessa jornada empresarial à África do Sul, na Feira Comercial Intra-Africana. Entre as marcas nacionais lá representadas contam-se a Sonangol, Catoca, ZEE, CEEIA, Opaia, SGA, Arccla, Food Care, Steel Door, BFA, BAI, Kubinga, Refriango, Sino-Ord Xcentro, All Trans, JPNM, Assomel, FMEA, AAJP, e a AIPEX, na qualidade de instituição pública de apoio ao investimento privado.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre FOLHA9

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading