CFB estuda possibilidade para viagens nocturnas
O Caminho–Ferro -de Benguela (CFB) está a estudar a possibilidade de lançar, no início do próximo ano, o comboio de reforço, com frequência nocturna, com mais vagões para transportar todo o tipo de mercadoria, principalmente os produtos agrícolas para os grandes centros comerciais de Lobito e Luau.
A informação foi avançada terça-feira, no Luena, província do Moxico, pelo presidente do Conselho da Administração (PCA) daquela empresa ferroviária, António Cabral, durante o encontro que manteve com o governador Gonçalves Muandumba.
António Cabral, que visita o Moxico, para constatar o estado técnico da linha férrea que liga o Lobito ao Luau, afirmou que o comboio nocturno já existia antes, um serviço que servia para recolher a produção dos camponeses ao longo de todas as estações.
Em primeira instância, o PCA do CFB considerou que há aspectos nas estações que abrem alguma garantia da materialização do projecto do comboio expresso até ao município fronteiriço do Luau.
“Viemos ter com o governador, para colhermos mais informações e contribuições, assim como registamos todas as preocupações que nos foram colocadas e, com base nessas inquietações, vamos fazer estudos para melhorar a circulação e adaptarmos os comboios para a tipologia que se enquadra ao modo de vida do nosso povo”, disse.
O governador do Moxico referiu que o encontro com o PCA do CFB trouxe uma esperança do aumento de frequências, organização no interior dos comboios, transporte de mercadorias, inclusive, combustível e minizar as dificuldades que os passageiros têm tido na aquisição de bilhetes.
Ao reconhecer o mau estado das estradas dos municípios ao longo da linha férrea, Gonçalves Muandumba sublinhou que o comboio é visto como a única alternativa para transportar mercadorias e passageiros e ajudar na transferência de doentes para os hospitais de referência.
“Há muita pressão neste troço ferroviário, o que faz pensar que todos estes desafios que nos foram apresentados pelo PCA do CFB são vantagens para melhorarmos a circulação do comboio”, disse Muandumba.
O governador mostrou-se preocupado com os passageiros que passam noites ao redor da estação, com todos os riscos. Por isso, assegurou que “o Governo dá todo o apoio para que o CFB possa melhorar os serviços prestados aos cidadãos”.