Restos de antigos dirigentes da UNITA entregues aos familiares

O Executivo procede esta segunda-feira , em Luanda, a entrega das ossadas do antigo secretário-geral da UNITA, Alicerces Mango, e do chefe da delegação deste partido na Comissão Conjunta, Salupeto Pena, indica a Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP).

A cerimónia a decorrer a meio da manhã desta segunda-feira (15), será testemunhada por membros do Governo, de organizações políticas e demais entidades convidadas.

Salupeto Pena e Alicerces Mago morreram na sequência das escaramuças ocorridas em Luanda, na crise pós-eleitoral de 1992. Na altura, o líder da UNITA, Jonas Savimbi, havia declarado que as eleições tinham sido fraudulentas e ameaçou voltar à guerra, o que aconteceu levando a confrontos violentos em Luanda onde Alicerces Mango, Salupeto Pena e demais dirigentes do “Galo Negro” foram dados como desaparecidos.

Em Junho deste ano, familiares de antigos dirigentes da UNITA falecidos no conflito pós-eleitoral de 1992 procederam, em Luanda, à identificação das ossadas. No acto, os familiares de Jeremias Kalandula Chitunda, Elias Salupeto Pena, Adolosi Paulo Mango Alicerces e Eliseu Chimbili realizaram, igualmente, os exames de DNA.

Na ocasião, o coordenador da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos, Francisco Queiroz, declarou à imprensa que o acto era o cumprimento de um programa estabelecido para dar passos subsequentes ao pedido de desculpas públicas e perdão do Estado Angolano, que aconteceu a 26 de Maio último.

O processo de identificação dos corpos ocorre em dois momentos, sendo o primeiro o reconhecimento visual, seguido dos exames de DNA, para o qual são recolhidas amostras de sangue e de saliva dos familiares.

Francisco Queiroz informou que o resultado dos testes de DNA poderiam ser anunciados em 15 ou 30 dias, altura em que o Executivo procederia a entrega das ossadas, em caixões, a fim de serem realizados os funerais das vítimas, pelos seus ente-queridos, em local a designar pelos mesmos.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: