Polícia apreende 128 pedras de diamantes
O inspector-chefe Venâncio Ventura, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Luanda da, informou, segunda-feira (8), ao Jornal de Angola, que, no âmbito da “Operação Transparência”, que visa o combate à imigração ilegal, foram detidos 72 cidadãos da República Democrática do Congo, e apreendidas 128 pedras de diamantes.
Foram ainda apreendidos 36.036 litros de combustível que destinados à comercialização em países vizinhos.
Das acções operativas desencadeadas pela Polícia Nacional foram também apreendidas 39 armas de fogo de diversos calibres e detidos 906 indivíduos suspeitos de cometerem 150 roubos de artigos diversos, 249 furtos de bens diversos, 23 homicídios e 36 agressões sexuais e 163 ofensas corporais. Por várias infracções ao Código de Estrada foram apreendidas 166 viaturas e 321 motorizadas.
Para julgamentos sumários, a Polícia Nacional encaminhou aos diversos tribunais 317 cidadãos por crimes diversos cometidos em Luanda, Bié e Lunda-Sul.
Sinistralidade rodoviária
O Comando Geral da Polícia Nacional no período compreendido entre 29 Outubro e 4 de Novembro registou 279 acidentes de viação que provocaram 57 mortos e 282 feridos.
O inspector-chefe Venâncio Ventura, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, informou ao Jornal de Angola que as causas dos acidentes estão relacionadas com a falta de precaução, excesso de velocidade, mau estado das vias e má travessia de peões.
Disse que Luanda com 68, Benguela (35) e Huambo com (22), são as províncias onde se registaram mais acidentes.
Bombeiros
O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Félix Domingos, disse que durante o último fim-de-semana foram registadas 11 mortes causadas por acidentes de viação, incêndios, asfixias e descargas atmosféricas.
Os acidentes de viação provocaram ainda 28 feridos que receberam tratamento médico em vários hospitais do pais.
Os incêndios foram 16, quedas de arvores (3), derrames de combustíveis (2) e descargas eléctricas (2).
Foram feitas 51 evacuações de emergências, de cidadãos
Para as diferentes unidades hospitalares do país foram feitas 51 evacuações de emergência de cidadãos que receberam tratamento médico.