EXONERAÇÃO DE NELITO EKUIKUI LIGADA À DESVIO DE VERBAS PARA FINANCIAMENTO DE ACTIVISTAS PRÓ-ACJ
Nelito Ekuikui foi exonerado por questões relacionadas à desvios de fundos do Partido para recrutamento de activistas angolanos que têm trabalhado principalmente na redes sociais para promover a imagem de ACJ, bem como no que diz respeito a realização de MANIFESTAÇÕES, com realce a última – que visava pressionar a actual liderança da UNITA quanto a marcação do XIII CONGRESSO do partido. ACJ também está ligado ao suposto financiamento, e poderá, assim como Nelito Ekuikui, ser alvo de uma acção disciplinar.
A recente exoneração de NELITO EKUIKUI, do cargo de Secretário provincial da UNITA em Luanda, está relacionada a uma medida disciplinar aplicada por ISAÍAS SAMAKUVA por desvio de fundos do partido para financiar manifestações de activistas pró-ACJ, segundo as nossas fontes. Revelaram também que parte desses activistas fizeram-se presente no passado encontro partidário a pressionar o agendamento do CONGRESSO, exigindo igualmente o rápido regresso de ACJ. De acordo com as mesmas fontes, que são militantes da UNITA que defendem a continuidade de SAMAKUVA, ACJ será igualmente implicado num outro processo de desvio de verbas para mesma finalidade, o que poderá ser um dos motivos do seu afastamento nas eleições internas marcadas para 2 e 4 de Dezembro, naquilo que será o XIII CONGRESSO DA UNITA. Essa divisão na UNITA já preocupa os militantes, lembrando que já há registo de agressões físicas, como foi o caso mais recente, que vitimou o militante JEREMIAS MIGUEL, que é pró-Samakuva, e foi atacado por militantes pró-ACJ.
A fonte não adiantou muitos dados, mas avançou que: nos próximos dias, poderá haver uma rotura no mais alto nível da estrutura da UNITA, considerando que ACJ está directamente ligado ao caso de “uso de verbas do partido para recrutamento de activistas pró-ACJ”, uma vez que, enquanto Presidente do Partido, era ACJ a viabilizar a saída dos valores. Além de ACJ e NELITO EKUIKUI, há outras pessoas envolvidas, contudo, a fonte não avançou quaisquer nomes.